Relato da Assembleia dos Estudantes de 05/06

Assembleia dos Estudantes – UFSCar Sorocaba
A Assembleia Geral dos Estudantes da UFSCar Sorocaba ocorreu no dia 05/06 às 19h e teve início com os esclarecimentos do representante da greve dos professores (Capivara), que informou ter sido deflagrada a greve. Ainda, apresentou que 5 Grupos de Trabalho foram criados para que se encaminhe as atividades, sendo eles: Mobilização, Comunicação, Ações Comunitárias, Recursos e Jurídico, sendo os três primeiros abertos para a participação de estudantes.
Sobre as reivindicações docentes, anunciou-se: “desde agosto do ano passado, não houve proposta do governo. Os professores pedem que haja uma proposta, que contempla a expansão da universidade com qualidade (incluindo questão de infra-estrutura e cargas horárias) e ajuste salarial”.
O prof. André, ainda, complementou: “pesquisadores de certos institutos recebem 42 por cento mais do que um professor de Universidade, que, alem de também possuir doutorado e trabalhar com pesquisa, trabalha com extensão e leciona. Por isso, reivindicam um valor salarial parecido”
Quando indagado sobre quais funções se manterão ativas dentro da universidade – tendo-se em vista que apenas o ensino de graduação parou –, o Professor declarou que, por falta de acúmulo, ainda não se sabe quais são as funções consideradas essenciais (que não interrompam bolsas, por exemplo), afirmando que se afunilará a lista de atividades que não pararão. Por último, indagado sobre a situação dos professores substitutos, confirmou que se os estudantes entram em greve resolve-se o problema destes docentes, que correm o risco de não terem seus contratos renovados.
O primeiro ponto que foi discutido entre os alunos foi sobre o quanto a Assembleia se torna representativa, seja pela discussão sobre o quórum (o que está em estatuto x o que foi decidido em plebiscito ano passado), seja pela questão da representatividade. Depois de muitas falas acaloradas, que demonstram exatamente a pluralidade de pontos de vista que existem dentro de nossa universidade, decidiu-se por contraste que as decisões desta Assembleia seriam divulgadas como do conjunto de estudantes da UFSCar Sorocaba.
Segundo se discutiu sobre o peso social que as greves das federais possuem, reivindicando contra a perda de qualidade que as instituições vêm sofrendo graças à falta de recursos canalizados pelo Governo Federal. Muitas falas deram o tom da necessidade de nos posicionarmos como alunos, de entendermos que a greve dos professores não se trata somente sobre o salário, mas sim sobre a EDUCAÇÃO DO BRASIL, que, ano passado, teve menos de 3 por cento do PIB investido. Ainda, outras se mostraram preocupadas com a forma como as atividades de mobilização se dariam daqui pela frente, expondo a necessidade dos estudantes se conscientizarem do papel que terão, sendo preciso um efetivo engajamento dos estudantes, reconhecendo que possuem um papel muito importante na vida política desta instituição. Declarou-se a necessidade do estabelecimento de calendários, mobilizações e ações. Não basta só o apoio, é fundamental a participação de cada um.

Falas que sobram os estudantes sobre essa tomada de consciência foram feitas: “Somos realmente menos de 10% dos que estão nessa universidade. Temos que ter responsabilidade social. Muitos estudantes ficam por aqui por 4, 5 anos e nunca participaram de reuniões do D.A, C.A etc… e aí esperam que todos os nossos problemas se resolvam. Tenho orgulho de ver calouros participando e buscando se informar sobre o que acontece na sua universidade. Embora haja problemas internos, se é pra pensar em greve, temos que pensar em que greve estamos entrando. Se é pra entrar em greve é para sairmos na rua, nos mobilizarmos, e voltarmos pra casa e ficarmos esperando uma noticia sobre o que aconteceu na assembleia, esperar sair no Facebook. É sermos ativos, buscarmos uma representatividade, ir de cara com ideal com o qual nos identificamos”.
Neste ponto surgiu a proposta de se criar um comando de mobilização, que seria constituído por discentes com o objetivo de se buscar e disseminar informações referentes ao movimento e incentivar o retorno dos estudantes a Sorocaba para que se integrem aos debates e, efetivamente, tenhamos um movimento com força e representatividade.
Votou-se, então, a proposta de apoiarmos a mobilização docente e criarmos o comando de mobilização. Aprovado por contraste com significativa expressão favorável.
Atribuiu-se ao comando de mobilização três funções iniciais,
1. Tratar dos aspectos jurídicos referentes à participação dos discentes em uma greve e da situação dos docentes substitutos;
2. Centralizar uma campanha de sensibilização dentre os estudantes, expondo os acontecimentos recentes e os estimulando a participarem do debate (como um todo) e das atividades propostas pela comissão;

3. Elaborar uma agenda de atividades que traga o estudante de volta para o campus e, assim, aumente-se a representatividade de nossas ações.

Ainda, declarou-se que o comando é aberto a todos os estudantes, devendo os interessados se manifestarem através do e-meio Rafael.romaos@gmail.com

Por último, votou-se o seguinte calendário:
11/06 – Indicado para que os cursos (através de CAs) convoquem os estudantes para Assembleias, buscando uma maior difusão dos acontecimentos e explicações.
12/06 – Assembleia Geral dos Estudantes da UFSCar Sorocaba, para dar continuidade neste debate.

Um pensamento sobre “Relato da Assembleia dos Estudantes de 05/06

  1. Só uma coisa que eu gostaria de saber exatamente e até agora não vi isso ser colocado em nenhum lugar, pelo menos não oficialmente. Quais são, além do aumento salarial, as reivindicações dos grevistas? Em que ponto exatamente querem melhorar a educação? É na infraestrutura? No ensino? Enfim, esse tipo de coisa que eu gostaria de saber para que não reste nenhuma dúvida.

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